A primeira infância, fase pré-escolar, faixa etária de 0 a 6 anos, é um período fundamental na vida de qualquer criança, pois é a base para todas as aprendizagens humanas, inclusive para a construção dos hábitos alimentares. É nesse período que elas devem conhecer os alimentos e os diferentes sabores e a partir daí desenvolver os hábitos que serão levados para toda a vida. A transição alimentar que se dá com o fim do aleitamento materno exclusivo e a introdução dos primeiros alimentos marca o início dessa construção.
Nessa fase a criança deve ser estimulada a sentir e diferenciar o sabor dos alimentos. Nenhuma criança nasce gostando desse ou daquele alimento são os pais que devem estimular a experimentação de novos sabores. Esse é um período fundamental e determinante para crescimento e desenvolvimento da criança, por isso é nele que deve ser ofertado todos os tipos de alimentos (arroz, pão, carne, vegetais, frutas, etc) assim, a criança receberá uma alimentação balanceada e o organismo será suprido com todos os nutrientes necessários para uma boa saúde e crescimento adequado.
Um cuidado especial deve-se ter na ingestão de doces, refrigerantes e salgadinhos, pois estes não são necessários ao desenvolvimento apenas mascararam a fome e fazem com que a criança não queira comer os alimentos que vão realmente alimentá-la.
Cada criança tem suas particularidades por isso à alimentação deve ser oferecida com calma e a aceitação dos alimentos pode ser lenta, pois cada alimento diferente que vai sendo oferecido torna-se uma situação nova. Os pais têm papel fundamental nesta faixa etária, pois é através deles que as crianças terão o exemplo de uma alimentação correta.
O cardápio para as crianças além de nutritivo deve ser atraente e a refeição precisa ser um momento de prazer e de interação para toda a família. A criança pode comer melhor com simples atitudes que vão desde a escolha dos alimentos até o modo de prepará-los.
Algumas dicas podem ajudar a adquirir hábitos mais saudáveis:
- Cardápios coloridos ajudam na apresentação dos pratos e são ótimos para atrair a atenção e o apetite da criança;
- Sempre que possível inclua nas refeições da criança os alimentos de sua preferência, assim a criança aceitará com mais facilidade os outros;
- Explique à criança a função dos alimentos e por que a dieta deve ser variada e não conter só biscoitos e chocolates, mas não transforme as refeições em monótonas e repetitivas aulas de nutrição;
- Insista com as novidades, pois nem sempre a criança concorda em comer um alimento que lhe é oferecido pela primeira vez. Algumas precisam provar o mesmo alimento várias vezes antes de aprová-lo e incluí-lo em seus hábitos alimentares.
Vivianne Fonseca
Nutricionista
Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário